DETECÇÃO DIRECTA DE MYCOBACTERIUM TUBERCULOSIS POR TESTES DE AMPLIFICAÇÃO DE ÁCIDOS NUCLEICOS

Globalmente a ameaça de TB continua a aumentar, agravada pela epidemia da infecçãoVIH/SIDA e pelo aparecimento da TB multiresistente (TBMR), incluíndo a forma extensivamente resistente (TBXDR) que constitui uma ameaça adicional ao controlo da doença.

Apesar da descida consistente (7.3% ao ano) do número de novos casos/ano nos últimos 7 anos, Portugal, com uma incidência de 24/100.000 em 2009 continua entre os países da União Europeia com níveis de incidência intermédia (>20 casos/100 mil habitantes).

Tradicionalmente o diagnóstico microbiológico de TB baseia-se na detecção microscópica de bacilos álcool-ácido-resistentes (BAAR) e na cultura em meios específicos. A pesquisa de BAAR sendo um método rápido, simples e económico, tem, no entanto, uma sensibilidade baixa (45 a 80% dos casos de TB pulmonar confirmada por cultura). Por seu lado, a cultura, método “Gold Standard” para confirmação de diagnóstico, tem, e apesar dos avanços dos sistemas automáticos de cultura em meio líquido versus meio sólido de Lowenstein-Jensen, um tempo de demora na detecção do Mycobacterium tuberculosis complex (MTC) de 2 a 8 semanas.

Os métodos de diagnóstico laboratorial com amplificação de ácidos nucleicos permitem a detecção directa de MTC nas amostras clínicas (respiratórias) em 4 a 6 horas, proporcionando a oportunidade de isolar e tratar, em tempo curto, os doentes positivos e, deste modo, contribuir para a prevenção e controlo da difusão da TB.

Os testes de amplificação de ácidos nucleicos (TAAN) são actualmente recomendados pelo Centro Americano de Prevenção e Controlo de Doenças (CDC) na avaliação de todos os doentes (pelo menos, na primeira amostra respiratória) com suspeita clínica de TB pulmonar.

Estes testes têm VPP superior à pesquisa de BAAR (>95%) e são capazes de confirmar rapidamente a presença de MTC em 50-80% das amostras com Ziehl-Neelsen negativo e cultura positiva. O grupo BM Análises Clínicas apostando na melhoria contínua da Qualidade do Serviço prestado está preparada para disponibilizar os testes de amplificação de ácidos nucleicos para detecção directa de Mycobacterium tuberculosis no apoio ao diagnóstico rápido da Tuberculose.